sexta-feira, 20 de março de 2009

O PODER DA MÍDIA

O PODER DA MÍDIA
1. Fique alerta para os programas que seus filhos assistem. Estas sugestões são importantes para todas as crianças, principalmente para as mais jovens: quanto mais jovem a criança, mais impressionável ela é.
2. Evite usar a televisão, vídeos ou videogames como se fossem uma babá. Pode ser conveniente para pais muito ocupados, mas pode acabar se tornando um padrão usual se utilizar a mídia para entretenimento e diversão. Simplesmente desligar os aparelhos não é, nem de longe, tão eficaz como planejar alguma outra atividade divertida para a família.
3. Limite o uso da mídia. O uso da televisão deve ser limitado a não mais de uma ou duas horas de boa qualidade por dia. Estabeleça também limites de acordo com a situação: nada de televisão ou videogames antes da aula, durante o dia, na hora das refeições ou antes que o tema de casa esteja feito.
4. Mantenha aparelhos de TV e de videogames fora dos quartos dos seus filhos. Colocá-los lá encoraja o uso e diminui a capacidade de controle.
5. Desligue o televisor durante as refeições. Utilize esse tempo para conversar e manter contatos familiares.
6. Ligue a TV somente quando houver algo específico que você decidiu que vale a pena assistir. Não ligue a TV para ver se está passando alguma coisa. Decida com antecedência se vale a pena assistir o programa. Identifique programas de alta qualidade, utilizando avaliações ao selecioná-los.
7. Não transforme a TV no ponto central da casa. Evite colocar a TV no lugar mais importante. As famílias assistirão menos TV ou jogarão menos vídeo se os aparelhos não estiverem literalmente situados no centro de suas vidas.
8. Assista os programas que seus filhos estiverem assistindo. Isso permitirá a você saber o que eles estão assistindo e lhe dará uma oportunidade de discuti-lo com eles. Seja ativo: fale e faça conexões com seus filhos enquanto assistem ao programa.
9. Tome cuidado especial ao assistir programas antes de ir dormir. Imagens que provocam emoção podem perdurar e atrapalhar o sono.
10. Informe-se sobre os filmes que estão passando e sobre os vídeos disponíveis para venda ou aluguel. Seja explícito com seus filhos sobre suas diretrizes quanto a filmes apropriados e analise, antecipadamente, as escolhas de filmes propostos.
11. Torne-se um alfabetizado em mídia. Isso significa aprender a avaliar criticamente as ofertas da mídia. Primeiro aprenda você e depois ensine a seus filhos. Aprenda sobre publicidade e ensine seus filhos a respeito de sua influência nos meios de comunicação que eles usam.
12. Limite sua própria permanência frente à televisão. Dê um bom exemplo através de sua moderação e discriminação ao assistir programas. Seja cuidadoso quando as crianças estiverem por perto e possam observar seu programa.
13. Faça-se ouvir. Todos necessitamos elevar nossas vozes de tal forma que sejamos ouvidos por quem toma as decisões sobre a programação e por seus patrocinadores. É necessário que insistamos numa melhor programação para nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário